Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) resulta dum Protocolo de Cooperação estabelecido entre o Municipio de Paredes e a Santa Casa da Misericórdia de Paredes.
Consiste num atendimento de primeira linha que procura responder eficazmente às situações de crise ou emergência sociais, bem como num acompanhamento social destinado a assegurar o apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais. 
 
São objetivos do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social:
 
a) Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;
b) Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
c) Prevenir situações de pobreza e de exclusão social;
d) Contribuir para a aquisição e/ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
e) Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
f) Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.
 
No Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social são desenvolvidas as seguintes atividades:
 
a) Atendimento, informação e orientação de cada pessoa e família, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades, bem como dos serviços adequados à situação e respetivo encaminhamento, caso se justifique;
b) Acompanhamento, de modo a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais de cada pessoa e família;
c) Informação detalhada sobre a forma de acesso a recursos, equipamentos e serviços sociais que permitam às pessoas e famílias o exercício dos direitos de cidadania e de participação social;
d) Atribuição de prestações de caráter eventual com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica;
e) Planeamento e organização da intervenção social;
f) Contratualização no âmbito da intervenção social;
g) Coordenação e avaliação da execução das ações contratualizadas; 
 
O referido Protocolo de Cooperação, prevê ainda, de modo particular, o desenvolvimento de ações de acompanhamento a pessoas e famílias beneficiárias da prestação de Rendimento Social de Inserção, que visem uma efetiva participação dos mesmos na planificação e concretização da inserção social, profissional e comunitária, como também de uma maior participação e responsabilização dos atores sociais locais relevantes.
 
As ações de acompanhamento aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção compreendem:
 
a) Elaboração de um Diagnóstico Social;
b) Elaboração de um Relatório Social;
c) Negociação e celebração do Contrato de Inserção;
d) Execução, acompanhamento e avaliação do Contrato de Inserção. 

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