Notícias

Boccia

Em 
01/28/2014
O Boccia tem influências do jogo tradicional petanca, oriundo das civilizações gregas e romanas, tendo-se tornando uma modalidade paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque. Esta é a modalidade principal para atletas portadores de paralisia cerebral e agora também para os seniores. 
 
É um desporto indoor, de precisão, em que são arremessadas bolas, seis de couro azuis e seis vermelhas, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada de bola alvo. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Esta modalidade pode ser disputada de forma individual, pares ou por equipas.
 
Antes de começar a partida, o árbitro sorteia através de moeda ao ar, a escolha da cor das bolas com que cada equipa vai competir, contudo dá o direito aos participantes de escolher se quer competir com as bolas de couro vermelhas ou azuis. O lado que escolhe as vermelhas inicia a disputa, jogando primeiro a bola alvo e uma bola vermelha. Depois é a vez da bola azul entrar em ação. A partir de então, os adversários revezam-se para ver quem consegue posicionar as bolas o mais perto possível da bola alvo. Vence quem acumula a maior pontuação.
 
Fonte: Federação Portuguesa de Boccia

Mais notícias

Próximos Eventos

design by sainf.com
Irmandade da Misericórdia de Paredes © 2024